quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Já leste aquele livro, o Segredo?

Já li o suficiente.

O suficiente para quê?

Para me ter posto a pensar que tanta gente se sentiu movida por algo que é dito por psicólogos, psiquiatras, bruxos, astrólogos, etc etc, há tanto tempo, e de repente parece que descobriram algum segredo.

Como assim?

É verdade. Basicamente, as nossas crenças são profecias que tendemos a confirmar. O que sentimos e o que pensamos da vida tem a ver com a interpretação que fazemos dela, é essa interpretação. Se conseguirmos pensar que a nossa vida é positiva e que futuramente atingiremos os nossos objectivos, eles tendem a concretizar-se. Tendemos a confirmar as nossas crenças. Ainda que a realidade, ou a realidade vista por outra pessoa qualquer, pouco tenha a ver com o que vemos. Mas como o que importa é o que nós vemos...Isto em linguagem psicológica. Podemos pôr isto em linguagem de astrólogo, ou de bruxo, mas todos dirão a mesma coisa de outra forma. Energia positiva atrai energia positiva...e aí por diante

Então porque é que este livro causou tanto impacto?

Talvez porque as pessoas sentiram que afinal são todas iguais...e quando vão ao psicólogo não sentem, acham-se diferentes, estranhas, anormais...

E por se sentirem normais acreditam mais? Por ser para o público em geral?

Não, mas se um psicólogo te diz algo parecido, entendes como um processo terapêutico, não como uma filosofia de vida. Talvez. E porque ninguém liga ao que dizem os psicólogos e outros seres estranhos: coisa de doidos. Eles próprios todos doidos.

Hummm. E porque não considerar que foram os psicólogos e outros que tais que não conseguiram chegar a toda esta gente, ao contrário do que conseguiu alguém com um livro?

Sim, também é verdade. Mas espera-se dos técnicos pensamentos ditos "profundos", interpretações mirabolantes, do que pensamos, do que sentimos, do que dizemos, do que não dizemos, dos nossos sonhos, do nosso consciente, do nosso inconsciente. Não se espera o óbvio. A quem mudaria eu a vida se lhe dissesse, em consulta, que se conseguisse pensar de forma positiva tenderia a atrair coisas positivas?

No entanto, a quantidade de pessoas que já me disse que este livro mudou as suas vidas.

Exacto.

Humm. É confuso. Hoje não me levas.

Se calhar não fui suficientemente profunda.

8 comentários:

Rodrigo de Sá-Nogueira Saraiva disse...

Esse livro existe mesmo? Não é banhada? Ou foi 'inve'ntado para a economia da narrativa?

joana pais de brito disse...

existe e é sobretudo um bocado piroso (pelo menos a nível estético). O que anuncia sempre existiu, sempre esteve debaixo dos nossos olhos - a lei da atracção(...) mas imagino que tenha ajudado muita gente. Depende da consciência que cada um tem da Vida.

quanto ao marketing... imbatível!

joana pais de brito disse...

...desculpem lá ter-me metido na conversa

Anónimo disse...

OOOOh, um inculto!Ó Rodrigo, não me digas que não conheces! Quanto ao facto de ser banhada, depende do que consideras banhada...É grande, volumoso, e dá conselhos que pelos vistos fizeram mudar a vida de muita gente. Quando passares pela livraria não deixes de dar uma olhadela. É soberbo...

Atenção, não quero com isto menosprezar quem se sentiu modificado ou com vontade de mudar de vida depois de o ler. Sorte a deles.

Anónimo disse...

esqueci-me de dizer: miscaro, estas conversas são feitas para que outros personagens possam entrar...Alenta-me que apareçam.

bj

Anónimo disse...

Acho que encaro a vida de "um forma positiva",se calhar até por.. reacção à mha mãe, que faz o oposto (vá, freudianos!). Mas ás vezes (e são muitas!)tenho dias/noites pesados, sinto desencanto, e uma dor que custa a passar...Normalmente, melhora com uma conversa (pq eu tb acho que "quase" todas as conversas são terapêuticas), mas ás vezes não...Acham que devo ler o livro?! Pronto, está bem, então vou falando convosco!

Anónimo disse...

"…Peça o que quer, acredite e não se preocupe com o modo de alcançar o seu desejo. Ele vai cumprir-se, graças à Lei de Atracção, conceito-chave do livro.” (visão)

Poupa-me... estes livros de auto-ajuda são bastante bons para utilizar no WC. Aí realmente são uma boa e agradável companhia. Principalmente quando temos a infelicidade de nos faltar o papel higiénico.
Não tarda nada estamos aqui a comentar os livros da Alexandra Solnado, não???

Rodrigo de Sá-Nogueira Saraiva disse...

Pois é, não conhecia mesmo... A verdade é que aquilo que os psis e os bruxos fazem não é assim tão diferente.

Com a diferença importante que, se um 'paciente' disser que está a ser assombrado, o bruxo diz que sim e o psicólogo começa a dar lições, interrompendo assim o processo terapêutico.

Já que os psis dizem que lidam com realidades interiores, que o assumam!

Mas eu sou muito pouco psi. Ou pelo menos acredito pouco nos psicólogos. O Vergílio Ferreira sabia mais do que quase todos eles e na Faculdade a maior parte dos psis não o leram. O mesmo é válido para o Pessoa. E também para o Thomas Mann, que é muito mais pretencioso e rebuscadíssimo mas que não era nada parvo.

GRRR, acho que se vê que estou de mau humor.