sábado, 31 de maio de 2008

Segredos familiares

As famílias são do melhor e do pior que nós temos.

Pois é. Outro dia, num daqueles almoços, pensei mesmo nisso. Meu deus, a confusão que era. Passa-me o açúcar, não sejas assim mal criada, não estou a ser mal criada, só fui directa, ó filha não respondas à tua mãe, porquê sempre esta coisa, o teu pai é que tem razão quando diz o que diz, o meu pai?

Na minha há mais silêncios.

O meu pai diz mas não faz nada, e o que tem o meu pai a ver com isto? Mamã, o João disse-me que o pai dele tinha duas pilinhas, ó Joana mas que conversa é essa? E tu, sempre aí calada, com esse ar de mosca morta, seria melhor que dissesses alguma coisa.

Um silêncio de morrer. Uma tensão infernal.

Levas uma chapada, levas. Se continuas assim levas. Porta-te bem vá, não gosto nada quando fazes isto.

Queixas sub-reptícias.

Portas a bater.

Dizer sem dizer.

Estrilho, dramalhão.

Sufoco, aperto na garganta.

Que horror, liberta-te disso. Não sei como aguentas.

Que é isso?! Estás a dizer mal da minha família? Muito saudável é ela. E tu, como é que TU aguentas?

1 comentário:

Rodrigo de Sá-Nogueira Saraiva disse...

Genau! (Em alemão para as pessoas não saberem o que quer dizer; mas pergunta, logo te dizem; e de resto podes adivinhar.